RSS

Farófias

Andava eu nas minhas pesquisas pela internet quando encontrei uma receita de farófias. Como tinha no congelador umas claras à espera de serem usadas, pensei em aventurar-me nesta receita.
Foi a primeira ve que fiz e não pensei que ficassem tão boas! Cá em casa ficou super aprovada e é mais uma receita a repetir.

Ingredientes:
4 Claras
1 Colher (sopa) de sumo de limão
12 Colheres (sopa) de açúcar
750 Ml de leite
Casca de 1 limão
1 Saqueta de leite-creme
Canela em pó q.b.

Preparação:
Bata as claras em castelo junto com o sumo de limão. Quando estiverem firmes, vá acrescentando as colheres de açúcar, sempre com a batedeira ligada. No final deve ficar bem espesso e seco. Se necessário, acrescente um pouco mais de açúcar.
Coloque o leite num tacho com a casca do limão para dar sabor. Deixe quase ferver, e baixe o lume. Vá colocando colheradas das claras batidas, não muito grandes porque vão crescer conforme cozinharem. Este cozimento é rápido. Vire-as com o auxílio de uma escumadeira. Quando estiverem cozidas dos dois lados, coloque-as num escorredor. Assim que as claras acabarem prepare o creme que irá acompanhar as farófias.
Devolva ao tacho o leite que escorrer das farófias e junte uma saqueta de leite-creme, já dissolvida num pouco de leite. Vá mexendo até começar a engrossar. Prove e se achar necessário, acrescente um pouco de açúcar até ficar a seu gosto. Não se esqueça de retirar a casca de limão.
Numa travessa disponha as farófias, coloque por cima o leite-creme e polvilhe canela em pó a gosto.

9 opiniões:

Carolina Macedo disse...

ADORO farófias!! Nunca fiz... Mas tenho uma prima que sempre que lá vou a casa faz para mim! E deixa-me dizer que as tuas estão com óptimo aspecto!!
Beijinho*

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

gosto muito mas nunca me atrevi a fazer!
as tuas ficaram lindas

Lia disse...

Que bonitas! ficaram com muito bom aspecto, nunca fiz! Qualquer dia tenho de experimentar.
Marie, muito obrigada pelo selinho um dia destes passo para o levar pois estou com problemas no meu pc e concerteza só na próxima semana é que o tenho. Neste momento estou num pc de uma amiga só de fugida.

Missy disse...

adoroooooooooo farófias ! e ando para fazer há muito, mas.........

aproveito para te agradecer pelo selo , assim que puder coloco.

bkja

Marta Cunha disse...

Adoro farófias! Mas agora tenho um método muito mais prático de as fazer e o sabor é igual. Dá uma espreitadela ao meu blog, experimenta e depois diz qualquer coisa. Procura ilha flutuante, depois é só adaptares o leite creme! Bjs

Cláudia disse...

Muito bom aspecto! Vou experimentar :)

RATOLINHA disse...

Nunca fiz farófias, apesar de ter curiosidade.
Devem ser deliciosas.
Bjs

Lia disse...

Olá,
Ta tudo bem com você, não tem postado.
Dê noticias amiga, bjsss

Catarina Santos disse...

Esta é a sobremesa favorita da minha mãe, e eu então nunca tinha provado! Até há algum tempo atrás, em que decidi aproveitar a visita da minha mãe para as fazer! Assim foi um dois em um, fiz para a agradar e assim provei também pela primeira vez :)

Não é uma sobremesa mázita de todo mas acho que falta lá mais qualquer coisa, secalhar porque sou gulosa demais, eheheh! As tuas ficaram com bom aspecto, e achei excelente a ideia de regar com Leite-creme em substituição do creme de ovos habitual! Se for um Leite-creme caseiro então deve ser uma maravilha :)

Beijinhos e boa semana!!

Enviar um comentário

Seguidores